- Refletir sobre as exigências profissionais do professor atual;
- Possibilitar uma atualização pedagógica e didática do ensino da História e/ou Geografia;
- Explicitar modelos didáticos no ensino da História e/ou da Geografia;
- Analisar as dimensões fundamentais de uma aula de História / Geografia;
- Debater “boas práticas” do ensino da História e/ou da Geografia
- Partilhar práticas pessoais de ensino da História e/ou da Geografia.
Conteúdos
1. Ensinar História e/ou Geografia hoje. (4 horas)
a. Exigências profissionais do professor de História e/ou Geografia.
b. Propostas atuais sobre o ensino da História e/ou Geografia;
c. Modelos didáticos;
d. A planificação do ensino da História e/ou Geografia;
2. As dimensões fundamentais de uma aula de História e/ou Geografia. (6 horas)
a. O professor.
b. Os alunos.
c. Os conteúdos.
d. As metodologias.
e. A avaliação.
3. “Boas” práticas do ensino da História e/ou Geografia (3 horas)
a. Trabalho colaborativo.
b. Trabalho de projeto.
c. Atividades com TIC.
d. As visitas de estudo.
4. Conclusão. (2 horas)
a. Finalização das atividades.
b. Formalização da avaliação.